HISTÓRICO DA ENTIDADE
A fundação da Sociedade Hospitalar Padre João Berthier foi dia 17 de julho de 1956, numa reunião realizada na Canônica da Paróquia de São Carlos. Na reunião foi eleita a primeira diretoria formada pelos seguintes membros:
Presidente: Pe. José Bunse;
Vice-Presidente: Silvênio Picolli;
Secretário: Pedro José Werlang;
Vice-Secretário: Lauro Reinoldo Eckert;
Tesoureiro: Arthur Goehr;
Vice Tesoureiro: Erminio Werlang;
Conselho Fiscal: Albino Schoenberger, Adão Keller e Avelino Royer.
Vogais: Guilherme Henn, Bertholdo Stoffel, José Leopoldo Seidel, Laudelino Kehl e José Arlindo Kolling.
No dia 30 de maio de 1960 foi fundada a Sociedade Hospitalar de Caridade de São Carlos.
No dia 04 de julho de 1961, reuniram-se na residência do então Prefeito Silvênio Picolli, doze pessoas, membros das Diretorias da Sociedade Hospitalar Padre João Berthier e da Sociedade Hospitalar de Caridade de São Carlos para realizarem a fusão das duas entidades.
No dia 04 de novembro de 1967, foi inaugurada a pedra fundamental, dando início à obra do Hospital Padre João Berthier. Na pedra fundamental foi colocada uma urna, onde foram guardados diversos documentos da época.
Em maio de 1971, em uma solenidade, o Padre Anselmo Muller deu a Benção ao atual Hospital Padre João Berthier, que possuía uma área construída de 3.822m² em área livre de 4000m².
Em 31 de março de 2011, em Assembleia Geral Extraordinária, a entidade passou a denominar-se Associação Hospitalar Padre João Berthier.